Vamos gastar todos os recursos para reformar a Casa de Deus!

clique na imagem para ampliar
Às vezes aborrece ter que ficar pontuando quais devem ser os reais valores dos que se consideram seguidores de Jesus de Nazaré.
Sabemos que, dentre outras coisas, Jesus não desenvolveu um tipo de religiosidade baseada em templos construídos por mãos humanas. Jesus não era e nem incentivou o patrimonialismo religioso. Jesus sabia que o verdadeiro adorador de Deus não precisa estar dentro de um templo específico para que seu culto seja ouvido ou aceito. Sendo ele uma pessoa espiritual, Jesus ensinou que a verdadeira adoração é feita não em algum lugar ou em algum templo ou igreja, mas é feita em nosso coração, em espírito, posto Deus não ter escolhido construções feitas por mãos humanas para habitar, mas decidiu habitar dentro do próprio homem.
Sim, a igreja não é a casa de Deus! Nenhum templo é a casa de Deus.
Desproposital gastar muita grana com prédios religiosos para “agradar Deus”. Tudo bem, pode-se até fazer um louvor à arquitetura ou às artes por meio de um prédio religioso bonito e pomposo. Aceitável até, posto o belo ser um bálsamo para a alma. Mas são prédios feitos por homens para homens, jamais se deve usar o pretexto de querer agradar Deus. O edifício que Deus quer ver erguido é dentro de você um caráter que lembre o de Cristo.
A questão não é ter ou não um espaço físico específico para se reunir. Como o cristianismo se constituiu no Ocidente, é mesmo necessário um espaço com o mínimo de conforto, mas o maior problema é a inversão de valores que existe no meio religioso, construindo-se prédios caros que exigem manutenção dispendiosa que não permitirão que os recursos arrecadados sejam revertidos para os pobres e necessitados. Assim, temos prédios religiosos luxuosos rodeados de famintos, pobres de alma e miseráveis de espírito.
Os recursos doados a um templo religioso até podem ser usados nele e em sua manutenção predial, mas se este volume de dinheiro for superior ao que é investido pregando o Evangelho e ajudando os pobres, está tudo errado… Jesus está longe deste negócio e provavelmente dirá a estes religiosos: “Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
O modelo de igreja adotado nos dias de hoje acabou por exigir um espaço físico para se reunir, mas que busquemos espaços que possam ser de alguma forma usados pela ou para a comunidade no transcorrer da semana. Isto não é heresia.
Não nos esqueçamos que quem matou Jesus foi o Templo e seus poderes constituídos.
010 comments

writer

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Reply