LUZ, CORES, CONTRASTE!

image_pdfimage_print

Contraste

Diz o dito popular que depois de uma tempestade vem sempre a calmaria! Que não há mal que perdure, bem como não há bem que avance por toda vida.

Pois bem, acho mesmo que é verdade. Mas é uma verdade que extraímos, que sintetizamos dos acontecimentos da vida.

A existência de qualquer um de nós é riquíssima de eventos inexplicáveis, sejam eles bons ou ruins. Alguns aprendem logo cedo que o ciclo da vida revolve sentimentos bons… E não tão bons assim.

Na verdade, a vida é uma marcha inarredável para a morte, e como tal, essa jornada precisa nos preparar para a fatídica passagem. O que não significa que teremos uma existência cinza, pálida, sem graça, à espera de um punhado de terra sobre o nosso féretro. Ela é uma sinfonia de cores e sabores, decorada, sortida, como dito antes, riquíssima!

O homem, como espécie, tem um funcionamento cerebral meio esquisito, maniqueísta. Nossas conexões, embora complexas o suficiente para não terem sido decifradas por nenhum cientista brilhante, são óbvias em alguns pontos. Por exemplo, somos inclinados a generalizar as coisas. Por isso precisamos tanto do contraste!

Uma sequencia de dias lindos pode dar a impressão que ver um dia lindo é algo… Normal! Um dia mais ou menos, depois de um período chuvoso, nublado, parecerá um dia de beleza única! Espetacular! Mas, por quê? Porque deu a sorte de ser interpretado em meio a um contraste favorável a si.

E assim seguimos com nossos referenciais. Saúde temos em abundância, na maioria das vezes. Acordamos todos os dias, respiramos, enxergamos, escutamos, falamos, nos locomovemos. Mas, esse presente de Deus só é valorizado quando contrastado com a debilidade provinda de alguma doença. Que pena! Que pena que não agradecemos a monótona realidade da saúde constante.

Deus, o “patrão”, deixou registrado num livrinho baita complicado, porque completo e sempre atual (a Bíblia), uma série de regrinhas para melhor lidarmos com a nossa previsível necessidade de contraste. Como dono de tudo – do ouro, da prata, da vida, do pós vida, do porvir da vida – Ele nos disse, por exemplo, que há tempo para tudo. Essa afirmação é bastante simples. Contudo, tem uma profundidade que é inalcançável para muitos de nós. É uma afirmação é enxertada pela essência maravilhosa do Pai, que nos informa da inconstância da vida e da serenidade que precisamos para lidar com o contraste. É como se dissesse: calma, filho! No final, tudo se organiza no Meu plano maravilhoso!

Disse também que na vida teremos aflições. Mas, preste atenção que Ele não disse que a vida seria de aflições. Disse apenas que elas existiriam. Talvez para nos mostrar que o saldo do viver é regozijo, conquanto o contraste das aflições sirva de parâmetro. Uma vida linear, sem obstáculos, poderia diminuir a grandiosa importância do sobrenatural.

Disse, ainda, que “Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que não se prende à sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.” (João, 12:25). Aí foi contraste puro na veia!!! Quem ama a vida, a perderá… Caramba! Mas aqueles que não se prendem às coisas deste mundo, que apequenam esta existência para investirem noutra, perene e gloriosa, estes sim viverão… Ahhhh, será que existe contraste maior? Perca aqui, e ganhe lá. Troque este certo (e pequeno) pelo que ninguém sabe descrever (mas glorioso!).

Então, que precisamos valorizar algumas das normalidades que vivemos, dispensando o contraste para reforçá-las. Quero agradecer a Deus essa normalidade que é estar vivo e ter saúde! Quero pedir ao Pai a bênção de não ter contrastada a alegria dos amores que tenho: mulher, filha, irmãos de carne e em Cristo, família, amigos. Quero, em Deus, não precisar do contraste das pequenas coisas, como o dinheiro do pão e do vinho, para valorizá-las. Quero que meus olhos tenham um filtro espiritual que me permita ver as cores da vida, com nitidez, sem precisar mexer no botão de contraste! Quero que o contraste seja o suficiente para que eu observe que houve uma mudança de cenário… Só isso!

Que assim seja.

 

Márcio Almeida MARQUES

 

 

03 comments

writer

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Reply

pt_BRPortuguese