Sem categoria,

RELACIONAMENTOS

image_pdfimage_print

A pior coisa que pode acontecer a uma amizade ou relacionamento é quando os amigos ou parceiros julgam que se conhecem mutuamente por completo; e, também, quando pensando assim, os anos se passam, e eles, por julgarem conhecer o outro, o congelam em um estado de imutabilidade… e, desse modo, sem que se saiba o que outro quer já se o interpreta. Ou quando não sabendo que algo nele mudou, se o fixa por antecipação; ou quando amando o outro, se assume que nosso amor por ele é apesar dele, pois, não damos mais a ele o poder de nos surpreender, apenas porque o tenhamos frisado numa bolha de amor fraterno ou relacional que já não o permita mudar aos nossos olhos.

É assim que as amizades vão morrendo e os casamentos vão ficando a mesma coisa…
Sim, pois a história impõe vícios interpretativos!

A coisa boa de uma amizade é justamente a expectativa de mutabilidade para o bem…
Por isto, verdadeiros amigos sempre se encontram esperando o melhor como surpresa fraterna.

O mesmo se pode dizer do casamento…

Quando os cônjuges perdem a esperança e alegria na possibilidade de que o outro cresça e mude, então, inicia-se o processo de falência do amor. Digo, não do amor mesmo (“que tudo sofre e segue adiante…”) mas falo do amor conjugal, que se alimenta também da alegria pela existência do outro e, mais que isto: sempre espera que o bem não cesse na vida dele.

Na realidade, se há um ambiente no qual mais do que em qualquer outro não se deve julgar para que não se seja julgado, esse tal ambiente é o da amizade e o do casamento. Entretanto, é justamente em tais ambientes que menos se leva a sério tal recomendação de Jesus.

Sim, pois é aí, pela suposta segurança e indissolubilidade do vínculo, que mais se julga, se interpreta e se projeta sobre o outro aquilo que não necessariamente nele esteja presente ou sequer em processo de existência.

“Segurança relacional”, seja pelo casamento ou pela amizade, não devem funcionar justamente para a realização do oposto: a ofensa, o julgamento, o sincericidismo ou a impaciência que diz: “Já sei que tipo de coelho sai dessa cartola…”

Todavia, é porque as pessoas se sentem “seguras”, que ofendem, julgam ou pré-definem o outro; e, depois, não sabem por que ambos vão ficando cada vez mais distantes…

Todas as coisas sadias se alimentam de pequenas gentilezas…

Todas as coisas sadias, por mais íntimas que sejam, guardam sempre um lugar para a parcimônia e o cuidado da não ofensa…

Todas as coisas sadias em um relacionamento se alimentam de cuidado e carinho…

Todas as coisas sadias em um vínculo demandam e dependem do evitar das gritarias e das histerias que ofendem sem capacidade para retirar a ofensa…

O que se precisa crer sempre é que o outro, seja o amigo ou o cônjuge, são seres com quem Deus também fala; por isto, muitas vezes, é melhor que a nossa naturalidade no trato persista na direção do outro, sempre crendo que não é a nossa voz a única que fala, posto que Deus também fale; especialmente quando abrimos mão da gritaria e entregamos a questão ao amor e à verdade de Deus.

O momento relacional mais difícil é aquele no qual um dos implicados ou mesmo ambos, julgam que já se tornaram tão amigos ou íntimos, que o relacionamento já se cimentou de um modo tão concreto que já não mais se quebre…

Aí reside grande engano, pois o amor não acaba, mas pode entrar em um processo de tanto sofrimento, que, em razão disso, perca a felicidade no se dar…

Cada um de nós deve pensar nisto e, mais que isto: deve ver com quem se perdeu a delicadeza de manter a amizade ou a conjugalidade como coisa nova todos dias, dando sempre ao outro a chance de amanhecer melhor para nós, e nós para ele.

Assim como são as misericórdias de Deus todos os dias, renovando-se a cada manhã.
————————————–
E POR FALAR EM JULGAMENTO… VEJAM ABAIXO EXEMPLOS TRAGICÔMICOS QUE NOS ENSINAM A NUNCA JULGAR PRECIPITADAMENTE.

Com as contribuições da querida Drª Suzete Sotolani (filmes),

do Reverendo Caio (texto),

e do Igor Trops (ilustração).

Obrigado amigos!.

0

writer

The author didnt add any Information to his profile yet

pt_BRPortuguese