Sem categoria,

MEDO DE SENTIR MEDO

image_pdfimage_print

POR JOBERSON LOPES

O medo é algo que muitos têm, mas poucos admitem que o tenha, pois é sinônimo de fraqueza e numa sociedade dos “fortões, sarados, malhados”, muitos acham melhor enfrentar o que lhe causa medo, mesmo que não seja esse objetivo, ao ter que admitir que têm medo disso ou daquilo.
    Eu tenho medo de voar de avião!  Eu disse essa frase em sala de aula e uns amigos de classe ficaram espantados; eu acredito que a causa do espanto não foi por eu ter medo, mas pelo que eles pensam que eu sou, através da minha forma de ser, os levaram a pensar que eu não teria medo de algo que para muitos deles é banal.
    Eu falo firme, tenho um perfil mais braçal e menos intelectual, tenho uma personalidade forte, mas tudo isso não significa que não tenha medo e que não tenha medo de coisas que para muitas pessoas e crianças não seja nada, como viajar de avião.
    O medo não me paralisa, mas me desequilibra, pois eu enfrento o que me causa medo, portanto não me paralisou, mas me deixa sem confiança, fico como que sem base para andar, me faz sentir acuado e sem esperança.
    Muitas pessoas tem medo de coisas que para mim, parece mais infantilidade da pessoa do que medo, outros têm trauma de algo e isso o leva a ter medo, mas eu não me lembro de nenhum trauma sobre viagens de avião, ate porque a primeira vez que viajei de avião eu já era adulto.
    Ter medo para mim não significa fraqueza, mas sim me mostra a minha humanidade mais latente, me faz relembrar o quanto homem eu sou, o quando nada eu sou, pois algo que parece relativamente simples para uma criança, para mim parece ser o impossível.
    Ter medo faz parte da nossa existência e descobrir o que nós faz medo é parte desse processo de existir e acredito que enfrenta-lo ou administrar o medo é algo que vem com a confiança que adquirimos em Deus, pois é quem eu mais penso quando estou viajando de avião (rsrs).
     Eu não deixo de viajar por que tenho medo de avião e nem coloco como preferencia viajar de carro quando possível devido ao medo, mas se você me perguntar se eu gosto de viajar de avião, a resposta é rápida e clara: Não!
    Eu não tenho vergonha de admitir isso, pois é parte da vida de todos os seres humanos e acredito que todas as pessoas tenham algum medo que o ronda às vezes; podemos ate não lembrar ou não termos enfrentando-os ainda, mas que acredito que existam com certeza.
    O medo hoje me fazer repensar naquilo que eu estou fazendo e automaticamente me gera cautela e prudência em coisas que parecem obvias e acredito que isso é uma coisa positiva em sentir medo, pois a maioria dos que morrem afogados são os que sabiam nadar, pois não tinham medo de água funda.
    Ter esse entendimento hoje para mim está me ajudando a diminuir meus erros quando estou consertando carros, pois eu passo a fazer mais cautelosamente, ate mesmo aquilo que para mim pode ser o mais obvio possível, como trocar o óleo de um veiculo. Eu já tive más experiências fazendo o fácil e obvio e dando errado e ficando difícil, simplesmente porque eu já sabia fazer aquilo de traz pra frente e de frente pra traz, mas a falta do medo, o excesso da confiança, a falta de cautela, me fez errar no obvio.
     Sentir medo também foi uma experiência de Jesus na cruz e ate em outras oportunidades eu creio, quando os guardas o procuravam para prender; Jesus pediu a Deus para que não passasse por aquela situação de medo, de angustia, porque não é um bom lugar para se ficar.
    Se mesmo Jesus em toda a sua autoconfiança em Deus e em si próprio teve medo e admitiu isso, porque eu um simples “joão-ninguém” não posso ou não quero dizer que tenho medo?
      Mas vamos prosseguindo eu e Belchior com nosso medo de avião.

 

Joberson Lopes,  Lindale Texas, 06 de junho de 2013.

 

01 comment

writer

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Reply

pt_BRPortuguese