OS JOVENS DA RUA DE TRÁS
OS JOVENS DA RUA DE TRÁS
Era uma manhã de sábado em Columbia na Carolina do Sul, Estados Unidos, e eu estava trabalhando dentro da garagem transformada em oficina. Ainda bem jovem havia mudado de país e me desafiado a viver uma das fases mais intensas de minha vida, estudando e sonhando com meu futuro superlativo. Era um sonhador cheio de expectativas de sucesso profissional, emocional e espiritual.
Por conta de minha personalidade questionadora e analítica, “discutia” constantemente com meu querido amigo, irmão em Cristo e professor universitário Richard Norwood. E olha que era intenso e habitual, pois morava em sua casa e tomávamos café da manhã juntos todos os dias à mesa.
Dentro daquela oficina, naquela manhã, culminaram em minha mente todas as conjecturas: Teológicas, sociológicas, psicológicas, antropológicas, econômicas, políticas etc. … que haviam sido discutidas com meu amigo durante os últimos meses.
Fui tomado então por uma angustia extremamente intensa e repentina, daquelas que sufocam tanto que por alguns segundos pensei até em suicídio. Nesse momento “ouvi” em alto e bom som uma voz dentro de minha mente que dizia: “Está vendo, porque você está acreditando neste Deus aí? Ele só serve para trazer angustia para você, deixe Ele pra lá!”. O mesmo tempo, ao fundo, havia um rádio ligado e nele tocava uma música de um grupo adolescente que fazia sucesso à época chamado Backstreet Boys , na música havia uma frase que era o nome da faixa que dizia: “As long as you love me” que traduzindo diz : “Contanto que você me Ame”. Sim, Deus falou comigo através desta música, sem contexto e com uma letra que “traduzindo” para meu coração dizia: Eu não preciso que você faça ou resolva nada, eu já resolvi, Eu já fiz. Tenha Paz!
Se seguiu então uma experiência espiritual única que guardo em minha mente e coração em seus detalhes mesmo depois de mais de 20 anos. Era um sentimento de euforia, alegria e Paz, divinamente intenso. Surpreendentemente tudo isso foi confirmado por meu amigo Richard quando entrei em casa horas depois e me dirigi a ele para contar o que havia ocorrido. Ele estava sentado no sofá da sala e disse, antes que eu pronunciasse uma palavra: “Não precisa falar nada, eu já sei, Deus falou comigo também e me disse que era para deixar você em paz pois você é Dele”.
E então, como Deus fala contigo, NAS MÚSICAS?
O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia. Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou- se até o chão., Gênesis 18:1,2 (NVI)
Nesta passagem bíblica vemos uma das experiencias mais intensas de Abrão, quando o próprio Deus apareceu fisicamente e entregou uma das notícias mais desafiadoras para sua fé: A gravidez de sua mulher já idosa. Isaque, filho da promessa, viria.
Curioso que o texto bíblico descreve a ocasião como fisicamente desconfortável pois era a hora mais quente do dia, no deserto, e coloca ele ali parado como se estivesse esperando algo acontecer em algum lugar improvável. Note que ele reconheceu que era Deus, saiu de onde estava, se dirigiu aos homens e então pediu para que Deus falasse com ele. O chamado Pai da fé estava ali sendo forjado.
E então, como Deus fala contigo: “PESSOALMENTE”?
Certa vez ouvi de alguém que ao iniciar suas devocionais puxa uma cadeira e a coloca ao seu lado e convida o Senhor para se sentar e passa a falar com Ele. De fato, sabemos que Deus é uma pessoa e Ele nos convida a nos relacionar com Ele de uma maneira pessoal, sendo assim, me parece uma boa abordagem.
E então, você fala com Deus na “CADEIRA AO LADO”?
“Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte
fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram a distância e disseram a Moisés:
“Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos”. Êxodo 20:18,19 (NVI)
A passagem acima descreve uma das ocasiões onde o povo de Israel, em marcha para a terra prometida, aborda assustado a Moises e pede para que Deus não fale com Eles. Curioso pensar assim, não seria então a melhor coisa que poderia acontecer com qualquer pessoa ouvir em alto e bom som a voz de Deus?
Por outro lado, entendo o medo daquele povo quando encontramos narrativas de ocasiões em que a Arca da Aliança, que simbolizava a presença de Deus, foi tocada e quem a tocou morreu instantaneamente. 2 Samuel 6.6
E então, você tem “MEDO” de falar com Deus?
Às vezes me pergunto porque Deus simplesmente não fala conosco diretamente? Aí me lembro de Seu Plano Eterno inicialmente entregue através dos profetas, depois através de Jesus encarnado e por fim através de Seu Espirito Santo revelado no Pentecostes: Foi assim na montanha depois com Jesus e agora dentro de nós mora o consolador. Que cuidado lindo de nosso Pai. Que projeto lindo do evangelho.
Por fim poderíamos listar várias formas em que este diálogo lindo acontece a quem crê, escolha ou acrescente a sua experiência à lista:
• Profecias são reais e os Profetas de Deus ainda estão entre nós, peça a Deus uma para chamar de sua. Aprenda como identificar as verdadeiras e a interpreta-las corretamente.
• Deus fala a nós através de sonhos. Peça a Ele que te dê um, durma cedo e em paz, quem sabe será hoje.
• Deus fala por meio da natureza. Leia os livros poéticos da Bíblia e descubra como.
• Deus fala através de seus irmãos. Frequente a Mesa da comunhão regularmente,
intencionalmente, com generosidade e humildade e fique atento Ele vai falar!
• Deus esta “gritando” conosco na Bíblia, acessível hoje em dia até nos celulares e em áudio se você quiser. Com qual frequência você tem ouvido sua voz desta maneira?
Jeferson Ferreira, BSB, setembro de 2023.