Sem categoria,

Você já encontrou o que procura?

image_pdfimage_print

Por Neudson Freitas

Considerada como uma das melhores músicas da carreira do U2, “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” foi lançada em 1987, como segundo single do icônico álbum The Joshua Tree.

Sim, na tradução literal, o título da música afirma: “Ainda não encontrei o que procuro”. E, sim (novamente): a música tem um invólucro cristão. Afinal, tanto Bono, quanto o guitarrista The Edge e o baterista Larry Mullen Jr. pertenciam a uma comunidade cristã chamada Shalom. Eles estavam incomodados ao pensar que sua fé não combinava com o estilo de vida do rock que levavam.

A música, escrita no mesmo estilo dos salmos de Davi, não deixa claro o que é que o narrador tanto procura. Ele escalou as montanhas mais altas (I have climbed the highest mountains), correu, rastejou (I have run, I have crawled), mas não encontrou o que estava procurando (But I still haven’t found what I’m looking for).

E você? Você tem clareza do que procura? Eu costumo dizer que conhecer com clareza o problema é 50% da solução. Ou seja: saber o que você procura já é meio caminho andado. Eu me lembro das minhas procuras ao longo da vida. Por exemplo: a minha Caloi Cross. Ah! Como eu queria aquela bike. Desejei tanto, declarei isso e pedi insistentemente a Deus. Um dia, meu pai apareceu com aquela bicicleta lá em
casa. Era linda: amarela, com detalhes pretos nas partes em que as soldas marcavam as emendas do quadro de metal. Eu a tomei pelas mãos eu fui me deleitar com a emoção de pilotar meu novo brinquedo. Não demorou muito, ela vivia encostada pelos cantos – afinal, já não era mais capaz de satisfazer minhas vontades.

Assim como a bike, tantas outras procuras ocuparam espaço em meu coração – bens, carreira, títulos e até relacionamentos. Em um certo ponto de minha vida, percebi a incapacidade dessas coisas temporárias me saciarem. Ao pensar nisso, sempre me lembro de Eclesiastes 2:11 – “Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol”. Eu não encontrei o que eu estava procurando.

Ainda sobre a procura, lembro-me claramente de um dia em que Deus falou comigo por meio de um chefe meu que eu admirava muito. Estávamos descendo o elevador já tarde da noite, exaustos, após uma sexta-feira intensa em trabalho. Eu disse: “Hoje, não quero saber de mais nada. Vou pra casa descansar! Dever cumprido!”. Ele respondeu: “Pois eu vou pegar minha esposa e levá-la pra jantar. Quero aproveitar a companhia dela. Afinal, ‘a felicidade está no percurso, não no destino’”. Foi a primeira
vez que eu ouvi essa frase, mas fez tanto sentido pra mim que, desde então, ela soa o tempo todo em meu coração.

Hoje, pensando bem, acredito que a preocupação com o destino, a busca, a procura, tira de nós a capacidade de aproveitar a jornada. O próprio Bono Vox, em algum momento, ao falar sobre a música Still Haven’t Found What I’m Looking For, a definiu como “um hino mais de dúvida do que de fé e uma música gospel com um espírito inquieto”.

Por outro lado, a própria música tangencia que Jesus é a resposta para a tal busca. Pense nos versos: You broke the bonds (Você quebrou os elos); And you loosed the chains (E soltou as correntes); You carried the cross (Você carregou a cruz); And all my shame (E toda a minha vergonha); You know I believe it (Você sabe que eu acredito nisso).

Mas porque o narrador insiste em dizer que “ainda não encontrou o que estava procurando”? Creio que a resposta é simples: porque em Jesus não há procura. Jesus é capaz de cessar toda a procura. Sim: Ele é a fonte de água viva e não há procura pra quem já encontrou Jesus, porque “quem beber dessa água nunca mais terá sede” e Ele “é uma fonte que jorra para a vida eterna” (Jõao 4:13-14).

Deus é amor! É importante compreendermos isso: não é que Deus tem ou carrega consigo o amor; Ele É o próprio amor! Ou seja: se temos Deus conosco, temos o amor habitando em nós. Não é necessário procurar, porque Deus está aqui, em nós! Sua presença é capaz de cessar toda a busca e nos trazer a paz, que excede toda a compreensão e entendimento humano.

Que sejamos capazes de aquietar nossos corações e encontrar o amor de Deus que habita em nosso interior – que é dom gratuito, provido pelo Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus, que deu a vida na cruz para nos salvar e liberou com esse sacrifício o Espírito Santo, Soberano Amor, que sacia a pessoa e cessa toda procura.

 

Neudson Freitas
em 25/09/2023, o dia mais quente dos últimos tempos.

0

writer

The author didnt add any Information to his profile yet

pt_BRPortuguese