Sem categoria,

SABEDORIA: UMA RÁPIDA REFLEXÃO.

image_pdfimage_print

Acreditamos que o aprendizado pode resultar em conhecimento ou sabedoria. O conhecimento está relacionado às informações: fatos; números; datas; e teorias. Já a sabedoria é uma síntese de dados e experiências que nos ajudam a entender o sentido e o propósito da existência. Se o conhecimento responde a perguntas como “Quando aconteceu a batalha de Hastings?” ou “Como se faz suflê de queijo?”, a sabedoria aborda questionamentos como “Qual é o sentido da vida?” e “Do que exatamente preciso para ser feliz?”

A principal diferença entre conhecimento e sabedoria se resume ao tempo. Podemos levar uma semana para nos tornarmos conhecedores de determinado assunto, mas uma vida inteira para adquirirmos sabedoria com relação a ele. Ainda assim, embora nos esqueçamos com frequência do conhecimento que aprendemos, nunca esquecemos o que ganhamos por meio da sabedoria. Enquanto o conhecimento é específico – relevante apenas dentro de um contexto ou disciplina em especial–, a sabedoria é atemporal. O entendimento que ela dá sempre foi e sempre será relevante, porque nos oferece o segredo de como viver.

Os sábios têm uma ideia muito clara sobre a sobrevivência. Eles sabem o quanto as coisas podem dar errado e ainda serem – basicamente – “vivíveis”. A pessoa não sábia define que os limites de seu contentamento estão longe demais, e eles dependem de fama, poder, relações pessoais, popularidade e saúde. Quem é sábio vê as vantagens de tudo isso, mas também reconhece que, dali a pouco tempo, em um momento à escolha do destino, poderá ter de estreitar os limites e encontrar o contentamento dentro de um espaço mais limitado.

A história e os sábios estoicos nos incentivam a acessar algo de que precisamos agora mais do que nunca: o lado menos apavorados e mais resilientes de nós mesmos. Já existiram eventos muitos piores e, no final, tudo ficou bem.

Confira versículos bíblicos sobre a sabedoria:

Provérbios 2:6
“Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.”

Efésios 5:15-16
“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus.”

Tiago 1:5
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.”

Tiago 3:17
“Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”

Eclesiastes 7:10
“Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque nunca com sabedoria isso perguntarias.”

Colossenses 4:5-6
“Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”

Provérbios 13:10
“Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.”

1 Coríntios 3:18
“Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.”

Tiago 3:13
“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.”Salmos 90:12
“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.”

0

writer

The author didnt add any Information to his profile yet

pt_BRPortuguese