Sem categoria,

DEUS JÁ SABE!

image_pdfimage_print

Abraão é conhecido pelos cristãos como um herói da fé e lembrado pelos judeus como o grande patriarca, responsável por iniciar uma linhagem selecionada por Deus, o povo de Israel. A Abraão O Senhor fez pedidos e promessas. Quais os pedidos e quais as promessas? Aqui quero primeiro destacar as sete principais promessas que O Senhor fez a Abraão:

  1. “E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: A tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.”Gênesis 12.7
  2. “E far-te-ei uma grande nação…”Gênesis 12.2
  3. “… e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome…”Gênesis 12.2
  4. “… e tu serás uma bênção.”Gênesis 12.2
  5. “E abençoarei os que te abençoarem…”Gênesis 12.3
  6. “… e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem…”Gênesis 12.3
  7. “… e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”Gênesis 12.3

 

Promessas importantes para um homem que era nômade, ou seja, não possuía terras onde pudesse descansar, viver e prosperar. Mas, para ser alvo de tantas promessas interessantes, o que Abraão fez demais para merecê-las. O que foi pedido a Abraão?

 

Para este homem, inicialmente, não foi pedido nada de extraordinário. Nenhum tipo de culto sacrificial caro ou custoso. Nenhum tipo de promessa por parte de Abraão. A Abraão não se pediu autoflagelação. Nem que subisse escadarias de joelhos, nem que subisse um monte muito alto e lá permanecesse dias em jejum e orações. Para Abraão Deus pediu apenas que vivesse: “Saia da casa de seus pais e vá viver a vida!”. Nos dias atuais muitas pessoas sonham em sair de suas rotinas, muitos desejam ser “nômades digitais” viajando todo o mundo e publicando vídeos no Youtube, exibindo um estilo de vida abraâmico, sem posseções, sem estresses e com poucas contam para pagar. Para Abraão Deus disse: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei”. E lá foi ele! Pena que não existiam as redes sociais naquela época, ou nos divertiríamos muito vendo as publicações de seus vídeos e reels.

 

Em determinado momento, anos e anos depois, a jornada dele ficou séria, pois Deus faz a Abraão um segundo pedido: Mate o filho que eu te dei! Hum… Este segundo, e último, pedido de Deus foi bem doloroso. De fato, não queria um sacrifício humano de sangue, mas um sacrifício de alma. Não queria o sangue do filho, mas o coração do pai: “Será que este pai ama mais a mim que a seu próprio filho?”. Sim, a resposta Deus já sabia, mas quem precisava desta resposta era o próprio Abraão. Ele precisava saber quais eram seus valores de vida. Ele precisava saber do que ele era realmente feito, se de fé num projeto de vida, ou se de fé na caminhada. Deus era um projeto de vida, filho era apenas uma consequência da caminhada. O que é mais importante? Ao ser confrontado, Abraão descobriu que suas bases permaneciam as mesas, ou seja, mais importante o projeto, que as consequências do projeto. Ele descobriu que se Deus deu um filho milagrosamente, pode também dar outro, ou até ressucitar. Mas projetos de vida bem delineados é que nos sustentam, mesmo diante de tribulações, dúvidas e angústias.

 

Não foi Deus que conheceu Abraão, mas Abraão que se conheceu a si mesmo. E assim, livre de dúvidas, continuou ele curtindo sua vida, caminhando livremente, cultuando Deus aqui e ali, sem regras, sem angústias, levantando altares lá ou ajoelhando-se acolá.

 

Qual sacrifício Deus pede para você? O mesmo que pediu para Abraão: que curta ao máximo a sua vida, pois ela é bem finita. E, se Ele te pedir algo, por mais estranho ou doloroso que seja, faça! Será apenas uma oportunidade para você se conhecer, pois Deus? Já te conhece muito bem! Talvez o grande desafio não seja fazer algo extraordinário durante nossa vida, mas seja viver curtindo o simples, de forma alegre e regalada, como viveu Abraão, sem aguardar eventos espetaculosos. Cumprir o desafio de viver feliz, e por isso ser chamado de herói da fé.

 

Luciano Maia

0

writer

The author didnt add any Information to his profile yet

pt_BRPortuguese