Sem categoria,

Qual a força que te move?

image_pdfimage_print

Há alguns anos, eu desenvolvi a crença de que preciso “romper a inércia” pra vencer a procrastinação. Mais tarde, eu resolvi aprofundar minhas reflexões sobre isso.

 

“A inércia é a tendência de um objeto em repouso permanecer em repouso e um objeto em movimento continuar em movimento, a menos que uma força externa atue sobre ele. Em outras palavras, os objetos têm uma “preguiça” natural de mudar seu estado de movimento devido à inércia.” (Chat GPT, 18.08.2023)

 

O ser humano tem uma tendência a procrastinar e essa tendência é mais forte em pessoas que dependem de incentivos externos para motivação. E isso não sou eu quem tá falando. É um achado defendido por muitos estudiosos do comportamento humano, como Deci e Ryan, em seu artigo de 1985, sobre a Teoria da Autodeterminação. Quando a motivação não vem de dentro, ela tem capacidade reduzida de imprimir a ação. Isso resulta em adiamento, já que a falta de interesse genuíno dificulta o início e a concentração nas atividades. Quanto menos a motivação própria (intrínseca) estiver presente, maior a chance de procrastinarmos.

 

Ou seja: meu “locus de controle interno” é meu melhor antídoto contra a “preguiça” (ou inércia, chame como quiser) que me impede de avançar. Já parou pra pensar quantas desculpas verdadeiras vem às nossas mentes todos os dias, como forças que nos impedem de avançar na direção da história que Deus tem escrita para nós?

 

Lembro-me bem do momento em que eu pensava em me matricular no mestrado: eu tinha um filho recém-nascido; um trabalho intenso com muitas viagens; um currículo consolidado, que já não dependia tanto de novos títulos; outros projetos e objetivos concorrentes. Motivos de sobra pra justificar um adiamento (ou abandono) da decisão. Com a ajuda da minha esposa, eu rompi a inércia. E, para além da decisão da matrícula, eu precisei romper outras vezes, para concluir as disciplinas, construir a dissertação e o artigo. Ao final desse processo, diploma na mão e um artigo publicado em um dos melhores periódicos acadêmicos do mundo. Uma sensação de vitória sem preço, graças a Deus!

 

Muitos serão chamados, mas poucos serão aqueles capazes de se mover na direção do chamado (Marcos 10:28-31). E Deus quer de nós essa capacidade de rompermos a inércia na direção dos planos Dele. Quando o povo de Deus avistou a terra prometida, eles viram o quanto ela era vistosa, mas ficaram reticentes em avançar (Números 13:31-33). Muitos, que estavam a um passo da benção, dos planos que Deus revelou a eles, não alcançaram essa benção porque não conseguiram romper a inércia e se juntar a Josué e aos que conquistariam a terra prometida (Josué 21:43-45).

 

Todos os dias, portas se abrem em direção à nossa terra prometida. Cabe a nós venceremos as forças externas e as desculpas verdadeiras que querem nos manter no mesmo lugar. Devemos buscar dentro de nós a inspiração divina para rompermos a inércia! O que nosso Deus quer de nós é avanço! Avancemos!

 

Neudson Freitas

Para o Café com Deus, 18.08.2023

0

writer

The author didnt add any Information to his profile yet

pt_BRPortuguese